SER MULTITAREFA É UM MITO (A ANSIEDADE NA VIDA MODERNA - PARTE 2/5) - Psicanalista Sandro Cavallote
17381
post-template-default,single,single-post,postid-17381,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-26.4,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

SER MULTITAREFA É UM MITO (A ANSIEDADE NA VIDA MODERNA – PARTE 2/5)

Ser autoconsciente é ter noção de que existem limites para qualquer um. O conceito de multitarefa é “fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo”, dando a sensação de que está sendo mais produtivo, “resolvendo” várias coisas ao mesmo tempo. Aproveitar a mínima brecha de tempo para “produzir”.

Podemos fazer mais do que uma coisa por vez porque nosso cérebro pode dividir mais de uma função, entretanto muitas destas coisas fazem parte da área mecânica do nosso cérebro (dirigir, por exemplo, é um ato mecânico, já foi aprendido e está sendo repetido). Funciona como nosso “piloto automático”.

Tarefas que exigem atenção e raciocínio não conseguem ser divididas em duas. Falar ao telefone (raciocínio) enquanto anda (mecânica) não é estar sendo multitarefa. Quando você fala ao telefone e responde Whatsapp é só a divisão de foco. Se você observar, você estará fazendo uma coisa ou outra, não as duas.

A multitarefa, na verdade, desperdiça tempo. Existem muitos estudos em neurociência que comprovam que se demora mais para concluir 2 atividades simultaneamente do que fizessem 1 por vez. Além de consumir mais tempo para a conclusão das tarefas, ela induz a erros pela falta de atenção.


E aí temos a ansiedade presente, uma agitação mental por não “estamos entregando”, “entregando com falta”, “não otimizando nosso tempo da melhor forma”.

– “Nâo estou rendendo o suficiente”.

Além disso, a multitarefa nos tira da autoconsciência. Ela nos deixa alheios a nós mesmos por uma necessidade de preenchimento de agenda, de “estar ocupado”, de não ter espaço para nada, inclusive de nós.  

Experimente fazer uma tarefa por vez, do início ao fim. Veja se não é mais proveitoso do ponto de vista do tempo e, também, de realização.

E, claro, eu entendo como a pressão das metas e entregas. Entretanto, somos humanos, não máquinas. Ser multitarefa é um conceito tecnológico, não da natureza humana.

Respire. Expire. Inspire. Um de cada vez.

AGENDE UMA PRIMEIRA CONSULTA SEM COMPROMISSO. CLIQUE AQUI.



Abrir Chat
Posso ajudar?