O estado de felicidade é um estado efêmero - Psicanalista Sandro Cavallote
17201
post-template-default,single,single-post,postid-17201,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-26.4,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

O estado de felicidade é um estado efêmero

Uma das coisas que mais ouvimos em clínica é sobre a tal busca da felicidade. “Eu só quero ser feliz”, “vejo todo mundo feliz e também queria me sentir assim”.

Uma das primeiras coisas que precisamos entender é: a felicidade é um estado. Você não pode “ser” feliz (porque se você está feliz o tempo todo, não tem como reconhecer o próprio estado de felicidade, a ausência do afeto é parte do reencontro e valorização com ele mesmo), portanto você pode, sim, “estar” feliz. Mas é um estado transitório. É é necessário q seja assim.

Para que ela possa ser reconhecida como algo que traz satisfação, alegria, realização e preenchimento, a felicidade precisa estar associada a momentos específicos. Ou seja, em um dia de 24h, não há como você ser feliz, porque as frustrações, os medos, as dificuldades, tudo o que você considera como algo negativo, na verdade, são os grandes impulsionadores da felicidade. Para isso, confrontar problemas, conhecer mais um pouco sobre si, e resolver essas situações adversas fazem parte do estado de felicidade.  

A felicidade acaba. E depois ela volta. Exatamente para que possamos sentí-la mais uma vez. Às vezes o sentimento é mais presente, às vezes não. Um equilíbrio nessa busca é necessário. E o primeiro passo é conhecer-se melhor.

As redes sociais nos colocam numa arapuca emocional. Quando seguimos determinadas celebridades ou perfis que consideramos interessantes, muitas vezes temos a ideia errada de que aquelas pessoas não têm problemas e que estão imersas em um momento que não acaba. São ilusões e fantasias que a internet nos provém. A vida das pessoas é tão complexa quanto a sua. Cada uma delas lidando com suas dificuldades únicas. E não são poucas.

Aproveite melhor esses momentos de felicidade, porque eles existem. Podem ser pequenas doses no dia, pode ser uma grande conquista. Aprenda a identificá-los que, certamente, o caminho fica mais leve.

Entre em contato. Link na bio.



Abrir Chat
Posso ajudar?