[Minissérie] "O século do ego" - Psicanalista Sandro Cavallote
18355
post-template-default,single,single-post,postid-18355,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-26.4,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

[Minissérie] “O século do ego”

Durante as aulas de psicanálise, em alguns pontos o debate corre acerca da ruptura entre Freud e Jung, que apresentou seus conceitos pessoais acerca dos assuntos e foi rechaçado pelo seu mentor. Isso é um fato documentado pelo próprio Sigmund e pessoas que acompanharam o processo. Dentro desta constituição, Jung tomou seu próprio rumo e constituiu um saber mais ligado à psicologia do que efetivamente à criação de Freud. E não há nada de errado com isso.

Mas o que seria se grandes corporações, governos e com perversos angustiados pela busca incessante de poder pudessem organizar o conhecimento de alguns conceitos da saúde mental visando benefício próprio. O que seria se tais interessados usassem as teorias de Freud para o controle das massas? Como as grandes farmacêuticas trabalhariam os conceitos da medicalização? Como governos podem usar o sofrimento como base de monitoramento de comportamento? E qual seria o papel da mídia dentro deste contexto? E um nome se destaca como elemento fundamental desta construção: Edward Bernays, sobrinho de Sigmund Freud.

Mais do que simplesmente um conteúdo de entretenimento, “O Século do Ego” é imprescindível para a construção de um saber crítico acerca de como a responsabilidade sobre a saúde mental deve ser algo imperativo, principalmente na atualidade. Não apenas nós, profissionais de saúde, mas qualquer um que pretenda desenvolver um raciocínio individual dentro de um coletivo que, cada vez mais, precisa de ideias voltadas para o bem comum, fora da esfera do protecionismo com o lucro e com o consumo.

As fórmulas de felicidade e sucesso vendidas na atualidade tiveram um início. E este documentário explica exatamente como tudo começou.

Obrigatório.


E está disponível em 4 partes no Youtube.

“O Século do Ego”
(The Century of the Self)
Minissérie produzida pela BBC Britânica
Dir: Adam Curtis



Abrir Chat
Posso ajudar?