[Livros] “Por uma ética do cuidado – vol. 01”, Alexandre Patrício
Um dos grandes questionamentos que chegam durante as transmissões sobre Psicanálise é o contexto educacional que poderia ser aplicado às dinâmicas de Escuta. Por ser uma prática um-a-um (mesmo que elabore transformações no coletivo) e o acolhimento seja feito a partir da singularidade, há espaços que podem ser ocupados a partir de propostas que visem acolher o sujeito, principalmente na infância e na adolescência.
“Por uma ética do cuidado” une dois elementos fundamentais para a minha clínica: Ferenczi e uma perspectiva positiva sobre como o estudo da Psicanálise pode ser um precursor de afetos e compreensões a partir do indivíduo e de como ele é constituído socialmente. Utilizada muitas vezes como elemento de repressão e de normatização, a impressão que temos é que não há como implicar variáveis no campo que fujam da educação como execução de tarefas, deixando de lado a criatividade e, principalmente, a visão emancipatória de uma vivência livre e sem imperativos constantes de sublimação.
O autor traz críticas tenazes ao modelo que se reproduz na transmissão psicanalítica (“…é preciso admitir que a maioria dos psicanalistas tem uma profunda dificuldade para escrever, falar e comunicar com outros profissionais, mantendo um ‘dialeto’ próprio, que dificulta o entendimento de nossa disciplina”), assim como elabora possibilidades relacionada aos processo educativos como outras perspectivas (“… a escola contemporânea exclui os alunos de sua própria subjetividade, de sua dimensão cultural, produzindo um processo mecânico que em nada se aproxima da verdadeira humanização e da apropriação do saber por meio da experiência”), e o faz com uma linguagem acessível e compreensiva.
Recomendadíssimo para psicanalistas, educadores e aqueles que se interessam por abordagens contemporâneas e de acolhimento.
“Por uma ética do cuidado – Ferenczi para educadores e psicanalistas”
Alexandre Patrício de Almeida
Ed. Blucher