
[Livro] “Ferenczi – Obras Completas – Psicanálise I”
Uma das grandes alegrias que o estudo da psicanálise pode trazer são os pares. Como a formação é contínua, as trocas são fundamentais para o desenvolvimento de nosso próprio conhecimento acerca do que nos cerca e do que nos constitui. Deixar-se introjetar por referências além das suas é parte de um processo que mexe com nossas estruturas primárias mas que, com o devido endereçamento e correto manuseio, pode ser transformador.
Permitir-se atravessar pelo conhecimento dos pares não só transforma nossa clínica, mas amplia nosso manejo e nos faz conscientes de que o coletivo é parte de nossa individualidade. E que as experiências pessoais, quando compartilhadas, podem nos desconstruir em nossas dúvidas, preconceitos e antes inabaláveis certezas.
Nesta semana fechamos um grupo de estudos focados em Sándor Ferenczi, e fico feliz que a @carina.camacho_psicanalista, o @marcos_castro_castro e a @saudemental_psicanalise (psicanalista Gislaine Zanella) embarcaram nessa comigo. Que esse trecho da jornada seja rico e recheado de novas percepções.
Sigamos. 🙂