[Livros] "O adolescente na virtualidade da Psicanálise". Igor Capelatto. - Psicanalista Sandro Cavallote
18780
post-template-default,single,single-post,postid-18780,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-26.4,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

[Livros] “O adolescente na virtualidade da Psicanálise”. Igor Capelatto.

Minha jornada pela construção de uma visão mais ampliada e constitutiva do adolescente sempre encontra suportes fundamentais no meio do caminho. Um deles é a grata surpresa da obra de Igor Capelatto, “O adolescente na virtualidade da psicanálise”.

Indo direto ao ponto, sem entremeios ou subterfúgios linguísticos, o autor organiza vários conceitos da psicanálise clássica, traçando paralelos com a perspectiva do jovem na atualidade, incluindo elementos essenciais para a construção de um setting analítico mais acolhedor, a compreensão pelo timing do adolescente, a responsabilidade dos cuidadores no processo e as próprias angústias acerca desse “adolescer”.

Ele também dá destaque ao quanto a pandemia nos trouxe a um enfrentamento do real que nos abalou conscientemente e inconscientemente. Em como ela transformou nossas percepções sobre as relações humanas (afinal, conviver com os pais 24h por dia em um isolamento global teve lá suas subjetividades de reconstituição…), inclusive nos lugares do analista/analisante, e de como as telas foram (e serão) fundamentais para esta nova fase de trocas que estamos dando a partir da imposição dos lutos pandêmicos.

E fico extremamente feliz ao perceber que minha preocupação não é apenas minha, mas que conta com elementos fundamentais para a transmissão da psicanálise para o desenvolvimento de uma clínica mais amplificada para esse sujeito muitas vezes tão preterido em sua constituição social, inclusive pelos que o cercam. É claro que incluí a obra na “cesta básica” do curso Psicanálise e Adolescência, desenvolvido em parceria com a Escola de Psicanálise de Curitiba.

“O adolescente na virtualidade da psicanálise”
Igor Alexandre Capelatto
Editora Papirus



Abrir Chat
Posso ajudar?