Livro: “Crianças e adolescentes em psicoterapia – a abordagem psicanalítica”
A pluralidade da Psicanálise pode nos levar a novos conceitos, estudos e estruturas, portanto o “estar aberto para a Escuta” também permeia sua interpretação pessoal sobre conteúdos variados.
E pelo meu interesse em assuntos relacionados à clínica do adolescente, estes novos olhares podem (e devem) ser direcionados para materiais que possam complementar nossa jornada, mesmo que, inicialmente, possam parecer estar fora de nossos interesses e, até, de nosso manejo.
Eu acredito que Psicoterapia e Psicanálise são coisas diferentes (e tudo bem!), portanto não tenho como endossar o que é chamado de Psicoterapia com abordagem Psicanalítica dentro da minha concepção etiológica. Mas não repreendo quem acredite, exatamente porque sem a pluralidade fornecida pela própria psicanálise, não haveria debate. E este livro se mostrou extremamente amplo e rico no que se propõe a abordar em termos de atendimento a crianças e adolescentes. Há material suficiente para estimular a reflexão, assim como casos clínicos que valem a pena serem debatidos dentro da Psicanálise, independente das nomenclaturas.
Afinal, Lacan sempre dizei para irmos “além das palavras”. E este livro é excelente para quem quer atuar como Psicanalista em uma clínica voltada para crianças e adolescentes, abordando muito bem as origens do conceito, as condições essenciais no setting, o lugar dos pais, o simbolismo, as tendências antissociais, o autismo, as tendências suicidas e os psicóticos.
Aprender a separar o que nos é importante do que não faz parte de nós é base da Psicanálise. Na leitura, tal máxima pode também ser aplicada. Aliás, para qualquer parte de nossas vidas.
“Crianças e adolescentes em psicoterapia – A abordagem psicanalítica”
Editora Artmed