[Filmes] “100 medos / Komi can´t communicate / Invisível”
Aproveitei que esta é a última semana de inscrições para o curso Psicanálise e Adolescência (começa no próximo sábado) e juntei 2 filmes e uma série que focam no adolescente em tempos, formatos e até linguagens diferentes.
Todos podem ter a função de aproximação dependendo do momento que cada cuidador esteja. Mas antes leiam bastante a descrição de cada um:
100 Medos (“Per lanciarsi dalle stelle”)
Um filme sobre como é a ansiedade e de como ela se comporta no indivíduo e no coletivo. Tudo feito de forma leve, colorida e otimista, mas com muito compromisso com sintomas, inclusive, com as dualidades entre as vontades de se realizar e os medos advindos de tomar decisões. É uma condição silenciosa que, aos poucos, vai se apoderando e impedindo o adolescente de continuar. Netflix.
Komi cant´communicate (Komi-san wa, Komyushou Desu)
Este é para os cuidadores que acham que mangá e anime são todos sobre violência. Esta série mostra o cotidiano de uma garota que tem ansiedade social extrema e não consegue se comunicar. A partir de um primeiro contato com um colega da sala de aula, ela expressa seu desejo de ter amigos. Um anime leve sobre dilemas, dificuldades e relações na adolescência. Netflix.
Invisível (Invisible)
Este drama argentino é realista e visceral sobre como falar de saúde mental também é falar de políticas públicas. A protagonista de 17 anos descobre que está grávida e precisa encontrar formas de lidar com a situação. Sua luta para tentar entender o que fazer, os dilemas e dificuldades acerca do aborto, assim como sua solidão se traduzem em traumas, decisões complexas e difíceis. É um filme orgânico e que escancara a realidade em nossa cara o tempo todo. Netflix.
Enfim, como eu disse, dicas variadas para momentos específicos de cada um. Acreditem, tais momentos são mais presentes do que imaginamos. Se preferirem, guardem o post para eventuais pesquisas. 🙂