Filme: "O experimento de Milgram" - Psicanalista Sandro Cavallote
18068
post-template-default,single,single-post,postid-18068,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-26.4,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

Filme: “O experimento de Milgram”

Impactado pelo episódio 71 do podcast Rádio Escafandro (que trata de uma investigação organizada, ágil e importante sobre como o uso de ferramentas de psicologia social e de neurociência tenta explicar os motivos de muitos brasileiros ainda votarem na figura patética, perversa, autoritária e disfuncional que está na Presidência) fui rever o filme de 2015 que trata do assunto. O tema “Por que votam no mito” traz muitas reflexões importantes sobre o tema e me deu vontade de revisitar o conteúdo, inclusive as gravações originais disponíveis no Youtube.
 
E o filme funciona muito bem como uma maneira de introduzir o assunto e levar ao debate. Para quem não conhece muito do que se trata, O filme retrata experiências de obediência na  década de 60 desenvolvidas pelo psicólogo Stanley Milgram (Peter Sarsgaard), inspiradas pelos eventos do Holocausto. Em seu trabalho, pessoas comuns eram levadas a dar o que acreditavam serem dolorosos choques elétricos em outras pessoas, mesmo quando escutavam gritos de dor. E quais seriam os limites de obediência nesta relação.
 
Os dados obtidos são inacreditáveis e se debruçam sobre como organizamos nossa relação com figuras de autoridade e como a construção individual vai determinar até onde iremos no dilema entre obedecer a uma ordem e causar dor a outro ser humano, até onde vai nosso primitivismo grupal e como fica a tal “natureza humana” neste contexto.
 
E é interessante o paralelo que podemos traçar entre tal experimento e o que vemos em termos de reação dos apoiadores do atual presidente. E, para isso, recomendo muito o podcast do Tomás Chiaverini, o Rádio Escafandro.
 
Obrigatório para psis. O filme e o podcast.
 



Abrir Chat
Posso ajudar?