Filme: “A cela”
Outro dia, um aluno me perguntou qual seria o filme ou série que mais se aproxima de um sonho, na minha opinião. Fiquei com essa dúvida na cabeça, na hora eu até iria responder, mas preferi pensar um pouco. E foi difícil, porque eu também tenho como referência “Sonhos” de Akira Kurosawa como algo muito representativo.
Aí me peguei pensando: mas que tipo de sonho? Porque “Cidade dos Sonhos”, do David Lynch também tem toda uma atmosfera onírica envolvida. Aliás, tudo o que Lynch passeia dá-se essa aura de sonho. “Twin Peaks” talvez seja o maior exemplo disso.
Dos exemplos mais recentes, temos “Noite passada em Soho”, “Estou pensando em acabar com tudo”, um anime maravilhoso chamado “Your Name”, o que me leva a outro anime totalmente sonhável: “Páprica”.
Enfim, se eu tivesse que escolher um que representasse mais os meus sonhos, certamente ficaria com “A Cela”, que está fazendo seus 22 anos desde o lançamento e, ainda consegue me deixar desconcertado com as suas nuances estéticas, sonoras e como trata o subconsciente de um assassino. Afinal, como não respeitar um filme que se propõe a fazer exatamente isso: Entrar na mente de um psicopata?
E a performance de Vincent D’Onofrio é arrepiante até hoje.
E vocês? Que filme representaria o sonho de vocês?
(Disponível, aparentemente, apenas no Apple+)