Experienciar é parte do processo de cura - Psicanalista Sandro Cavallote
17213
post-template-default,single,single-post,postid-17213,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-26.4,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

Experienciar é parte do processo de cura

Durante toda a vida fazemos o possível para evitar a dor. Isso começa muito cedo, com nossos pais (e suas neuroses e expectativas pessoais) tentando nos proteger de algo que é inevitável para nos tornar seres humanos funcionais e contribuir com a sociedade de forma sadia: a experiência, seja ela boa ou ruim.

No meio disso tudo, some uma sociedade que diz que “você será tudo o que quiser ser”, “sucesso só depende de você”, “salário emocional” ou direcionamentos a respeito de termos mercadológicos, como resultados, metas, competitividade, performance, todos focados em desempenho (e, mesmo que inatingíveis, se não alcançar a culpa é toda sua…). Atualmente, o termo fracasso é usado de forma tão pejorativa que imputa uma culpa de tamanha intensidade que muitas vezes faz com que o sujeito deixe de ser o que é para ser aquilo ao qual lhe é atribuída a circunstância. Ele não É um fracassado, ele teve um fracasso, o que são coisas totalmente diferentes.

O discurso de falhar não é incorporado ao nosso repertório de vida, porque a maior parte das pessoas não quer falar sobre o assunto. E é importante que ele seja visto como uma forma positiva de evolução, porque sem a falha, sem o teste, sem a experiência de falhar, a vitória, a alegria, a felicidade nunca serão sentidas. E esse efeito, o de não temer a falha, é transformador.

E, sim, você vai falhar. E tudo bem.

Entendendo o processo de cura dentro da psicanálise (onde aquele afeto que impedia você de realizar suas tarefas foi incorporado a você como uma parte dentro da sua singularidade), qualquer tipo de experiência é importante, pois ela pode mostrar muito sobre você, coisas que você nem imaginava. Então, experiencie.

Entre em contato. Link na bio.



Abrir Chat
Posso ajudar?