[Cursos] Psicanálise Contemporânea: aula 02 (Psicanálise é Desconforto)
O(s) desconforto(s) fazem parte da jornada psicanalítica, isso é um fato. E no início da jornada tais desconfortos podem ser percebidos nas pequenas nuances dos estranhamentos relacionados às quebras dos estudos cartesianos na Psicanálise, uma nova forma de perceber-se no mundo a partir da construção de conhecimento. Além disso, também nas percepções de algo “se movendo” enquanto lemos os conteúdos de Freud, causando movimentos e aflições diversas.
Também nos traz a sensação das inquietações sobre a quantidade de conteúdos a serem aprendidos, quanta coisa pra ler, quanta coisa para assimilar. E o tempo? Na velocidade da modernidade, tudo é pra ontem, e as ansiedades e dilemas se acumulam. Nisso tudo, surgem elementos da minha própria psique com os quais nem sabia que deveria lidar.
Haja Tripé para tudo o que é sentido durante a jornada psicanalítica.
E além de tudo isso, durante a jornada também temos que nos organizar com os desconfortos dos nossos analisantes, da nossa supervisão, da nossa reinserção no mundo a partir de uma visão diferente e transformada. Pois estar na jornada psicanalítica é passar por mutações.
Se interessa a você saber um pouco mais sobre tais desconfortos, conheça o Fragmento 2 do curso contínuo Psicanálise Contemporânea. São mais de 5h de aulas sobre o tema, falando sobre diversos tipos de desconfortos no caminho e possíveis aberturas de espaço para que você lide com seus próprios desconfortos. Tudo isso com uma bibliografia fundamentada e referências de vídeos e cultura que podem auxiliar você em seus desconfortos, inclusive os da atualidade.
Por R$ 19,90 você terá acesso a todos as aulas/ fragmentos durante 30 dias. Você poderá renovar e retornar quando quiser. E todo dia 1 do mês um novo conteúdo a ser estudado e explorado.
É um valor simbólico para que você possa ter acesso a conteúdos que possam auxiliar na sua jornada psicanalítica e, ainda, me incentiva a continuar com a transmissão neste formato acessível e inclusivo.
Mais do que ter uma bagagem teórica rica, é importante entender o mal-estar da atualidade e estar alinhado com o enfrentamento das novas formas de sofrimento no setting.
INTERESSOU? LINK AQUI.