[Comunidade] 003: O Meme é o novo Ato Falho
Como comunicólogo, o estudo da linguagem e das formas de comunicação sempre fez parte dos meus estudos. Até bem antes, o ato de expressar-se sempre me interessou, assim como o de ouvir. Junte tudo isso a um interesse ávido por tecnologia e temos um caldo interessante de interesses e, também, de angústias. Mas o grande segredo é organizar o psiquismo nos atravessamentos resultantes da fala / Escuta.
“O meme é o novo ato falho”, é o novo fragmento/aula da Comunidade Mal-Estar e Linguagem. Com a criação da internet e das redes sociais, é impreterível que aqueles que se dedicam à saúde mental estejam mais próximos da linguagem da atualidade e o meme sempre me causou uma curiosidade, porque é uma forma de comunicação que expressa além da percepção semântica, além do imagético. Mas o que seria essa elaboração que traz junto de si um conteúdo que não “passaria” a partir da consciência?
Em mais de 3 horas, atravesso a construção do que seria essa nova forma de comunicar que pode dizer muito mais do que imaginamos à primeira vista. E, claro, ele está presente no setting analítico contemporâneo. No fragmento, também falaremos da importância do humor na psicanálise, além de referências importantes sobre a subjetividade.
Se interessa a você uma visão mais contemporânea da Psicanálise, faça parte da Comunidade Mal-Estar e Linguagem. Além dos conteúdos, há os espaços de trocas e os sorteios mensais. Veja nos cards tudo o que contempla fazer parte. E se chegar até o último, há uma surpresinha que pode te motivar um pouco mais.
Saiba mais em COMUNIDADE.