Adolescência e Psicanálise
Quem me acompanha na jornada sabe que tenho um carinho especial pelos conceitos da Psicanálise com Adolescentes. Mais do que rebeldia (como socialmente colocado), acredito que há uma disfunção na linguagem nesta época de nossas vidas. Uma distorção entre o que se quer dizer e o que se coloca em palavras (verbais e não-verbais) nas formas de expressão.
Linguagem no sentido íntimo da palavra, nas relações das sistemáticas de comunicar ideias ou sentimentos através de signos, sejam eles convencionais, sonoros, estéticos, visuais, gestuais. Há uma quebra na comunicação a partir de um não-reconhecimento pessoal da própria voz (física e psíquica) que está atrelada às mudanças biológicas, à adaptação dos novos conceitos de sexualidade (afinal, agora eu tenho ferramental para “ir ao ato”, uma responsabilidade antes não disposta para minha psique) e, segundo as vias da psicanálise, um reencontro com algo que me trouxe muita dúvida e exasperação na infância. Tal retorno sai do imagético e se torna simbólico com muita velocidade. Junto com tudo isso, todas as convenções sociais às quais todos precisamos nos submeter, escolhas, imputações diversas. E ainda temos que lidar com o desejo dos nossos cuidadores, muitas vezes frustrados porque somos simplesmente… uma outra coisa.
Esse “tornar-se seguro de quem se é para se misturar novamente” é uma época complexa, cheia de afetos. E tudo isso acontece muito rápido, em um curto espaço de tempo. Estou cheio, me sinto vazio. A dicotomia se apresenta adensada, trazendo muito sofrimento.
Busquei na psicanálise ortodoxa alguns direcionamentos sobre manejo com esse sujeito, e descobri o quão ele é preterido. Afinal, mais uma vez, ele é muito jovem. E mentes irrequietas buscam conhecimento o tempo todo. Com sou uma dessas, pesquisei, organizei e tentei traduzir minhas inquietações sobre o assunto. Já tivemos 3 grupos de encontros para a expansão deste saber. Agora convido os interessados para que possamos trocar, novamente, subjetividades à respeito do adolescente.
Esse é um convite para que você participe da turma 4 do curso Psicanálise e Adolescência, caso lhe interesse, claro.
Informações e inscrições AQUI.
(Um projeto @neppaepc)