A tal felicidade é um processo químico natural - Psicanalista Sandro Cavallote
17672
post-template-default,single,single-post,postid-17672,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-26.4,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

A tal felicidade é um processo químico natural

Falamos bastante na busca constante da tal felicidade. Mas muitas vezes nos esquecemos de que há processos químicos naturais neste encontro. Além do autoconhecimento, da percepção do desejo, do experienciar, entre outros, entender algumas estruturas físicas que nos habitam também é importante.
 
Conheça alguns hormônios naturais que podem fazer a diferença na jornada:
 
Dopamina
Relacionada diretamente à estrutura física e aos bem advindos do exercício e do conhecimento de seu corpo, além de ter uma participação direta em nosso centro de recompensas neurais. Exercitar-se, dormir bem, estimular a mente, construir metas atingíveis, comemorar e estimular pequenas conquistas diárias podem ajudar na manutenção da sensação de bem-estar.
 
Ocitocina
Pode ser obtido em criações de vínculos, conexões, descanso, relaxamento, meditação, ficar bem no silêncio, e até com atos de generosidade consigo mesmo e com o próximo. Entender seus momentos, ficar bem consigo mesmo, constituir que você também é um ser que precisa de espaço pessoal para que seu ecossistema seja todo beneficiado com isso é parte do processo.
 
Serotonina
Traz aquela sensação de bem-estar relacionada ao ritmo cardíaco, do apetite, do humor, do exercício das memórias, e lembranças. Alimentação balanceada e o controle do stress auxiliam na manutenção da produção no cérebro. Além disso, fazer coisas que se gosta de vez em quando (por menores que sejam), dar primeiros passos, até o simples ato de agradecer podem fazer a diferença.
 
Endorfina
Mais do que apenas prazer, a manutenção correta de Endorfina alivia estados de tristeza, irritabilidade, cansaço, frustração, além de ser importantíssima para o encontro de momentos de escolhas e tomada de decisões. Fazer um mínimo de exercício físico diário já pode trazer diferenças significativas, exercitar o sonhar (planos para o futuro, por exemplo) também pode auxiliar bastante na construção de pontes para o desejo, e até rir pode ser fundamental para sentir-se melhor.
 
Seu cérebro, seu coração, na verdade, seu corpo todo, agradece. 😊
 
E lembre-se: se precisar de ajuda (todos precisamos de tempos em tempos) procure um profissional.



Abrir Chat
Posso ajudar?