[Livros] "Bullying em debate" - Psicanalista Sandro Cavallote
19386
post-template-default,single,single-post,postid-19386,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-26.4,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

[Livros] “Bullying em debate”

Mais do que um elemento da contemporaneidade, o bullying (eu sinto MUITO a falta de uma palavra em português para essa nociva prática) é parte constitutiva do discurso das crianças e adolescentes, mas também na estrutura de fala do adulto em análise, exatamente porque é imprescindível que alcancemos esta “criança-no-adulto” no setting analítico.

Há diversas camadas no debate sobre o bullying, que vai muito além do que entendemos no sentido coletivo da palavra. Não há como organizá-lo apenas pela construção educacional na escola, por exemplo, pois ele atravessa questões que envolvem família, esportes, raça, classes sociais, sexualidade e variados espaços coletivos. Entretanto, na atualidade, ainda temos que lidar com cyberbullying, muito intenso e corrosivo no sentido de eliminação do Eu através de violências subjetivas e desestruturantes.

Para quem se interessa na construção de espaços que visem o acolhimento do jovem, mesmo no adulto, entender o efeito de tais violências é imprescindível. Neste livro, as organizadoras trazem 6 textos que podem nos auxiliar na elaboração de debates sobre o tema. Abrangendo os efeitos na escola, na internet, na educação infantil e na segurança pública, os conteúdos podem ser uma boa base para que possamos ampliar conceitos e, principalmente, espaços de fala e Escuta para implicações que podem atravessar o sujeito por toda sua vida.

“Bullying em debate”
Cléo Fante / Neemias Moretti Prudente (orgs)
Ed. Paulinas



Abrir Chat
Posso ajudar?