
[Livro] “A descoberta de si mesmo”, Ivanise Fontes
Lá para 1917, Freud, após sua fatídica viagem aos EUA em 1909 e a visão de que “a América é uma máquina louca. É o mais gigantesco experimento que o mundo já viu, mas temo que não seja destinado ao sucesso. Sim, a América é colossal, um erro colossal”, viu-se extremamente preocupado com a forma que as patologias da mente estavam sendo tratadas , e já anunciava que as maiores angústias que atravessariam os indivíduos seriam narcísicas.
A tal compreensão do Ego e como o ambiente o nutriria e também se alimentaria dele (uma simbiose complexa e de autoflagelo) tomaria boa parte das discussões relativas à saúde mental, para o bem e o para o mal. A contemporaneidade está aí e, mais uma vez, sabemos que suas previsões se mostraram corretas. Mais do que o holístico, a simples percepção do caminho para o qual estávamos sendo direcionados.
A psicanalista Ivanise Fontes traz uma coletânea de dez artigos com o tema “A descoberta de si mesmo na visão da Psicanálise do sensível” organizando reflexões muito bem construídas e dinâmicas sobre a construção do ego e, principalmente, sobre a transferência. Além disso, também elabora a importância da sensibilidade através do biológico na figura do corpo para nossa formação psíquica. Nossa memória corporal e como ela se relaciona com a transferência”. Um livro ágil que, além de trazer informações relevantes para o conhecimento e para a clínica, nos convida a discutir a importância do corpo no processo de construção da psique.
(Ivanise também é co-autora do fantástico “Virando Gente”, que teve uma animação curta desenvolvida baseada na obra. O conteúdo está no meu canal Youtube.
“A descoberta de si mesmo na visão da Psicanálise do sensível”
Ivanise Fontes
Editora Ideias & Letras