[Livro] "Uma breve história da adolescência", David LeBreton
18349
post-template-default,single,single-post,postid-18349,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-26.4,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

[Livro] “Uma breve história da adolescência”, David LeBreton

Só aqui contemplando o poder que um livro tem, a força envolvida em sua produção e como uma pequena contribuição (do ponto de vista do autor, muitas vezes) pode fazer a diferença na vida das pessoas.

Quando encontrei esse livro do Le Breton, foi um total acaso. Não havia uma indicação direta de nenhum espaço, o que me atraiu, na verdade, foi o título: “Uma breve história do adolescente”. Foi observando a bibliografia (ao final de outro livro que nem lembro qual) e pensando que ele poderia ter algumas informações para complementar o curso de Psicanálise e Adolescência, organizado em parceria com a Escola de Psicanálise de Curitiba.

A verdade é que, ao começar a lê-lo, já tive a ideia de que seria fundamental na construção de saber sobre o assunto. É um livro pequeno para os padrões dos materiais da Psicanálise (são 140 páginas) mas, cara, que síntese bem organizada há ali. Por mais que já tivesse organizado bastante material, esta “abordagem inesperada da adolescência numa perspectiva histórica, uma análise precisa de suas mutações contemporâneas, consideradas no turbilhão das precariedades sociais e familiares” complementou muito dos conceitos aos quais já eu já me via dedicando tempo, mas revelou amplitudes do saber que podem (e devem) auxiliar muito nos próximos passos que pretendo dar acerca do tema.

Por mais que a história da adolescência seja realmente nova para o debate (e é), pensar que alguém se dedicou a trazer um pouco de organização a um espaço ontológico relativamente novo é algo que anima, conforta e traz energia para o continuar. Ah, e numa linguagem super acessível, sem as verborragias muitas vezes presentes e com a devida sensação de compreensão.

PS: É uma pena não estar disponível para Kindle. O conteúdo está totalmente de acordo com o formato digital.

“Uma breve história da adolescência”
David Le Breton
Editora PUC Minas